"As pessoas dizem freqüentemente que a
motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."

Zig Ziglar
 
 
     
 
 
 
Nome: 
 
E-mail: 
 
 
Seu Nome: 
Seu E-mail: 
Nome do amigo(a): 
E-mail do amigo(a): 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Artigos sobre motivação
Motivação no trabalho
 
É possível perceber o quanto é importante o profissional trabalhar motivado, pois suas atitudes serão de incentivo, mesmo que sejam influenciadas por pressões e demandas de sua família.
Chiavenato, Idalberto
Administração nos Novos Tempos
2a. Edição - Rio de Janeiro - Campus 1999
 
Funcionários motivados! Produzindo mais!

Atingindo metas e objetivos!

Esse é o dia a dia das pessoas na sua empresa? SIM!!! NÃO!?!
 

Não vamos hoje discutir diretamente as teorias da motivação, nem os motivos humanos e nem os “drivers” que os impelem a ação. E sim conversar daquilo que sentimos ser comum no dia a dia da maioria das pessoas sobre motivação no trabalho com o objetivo de conscientizarmos sobre o quanto é importante estarmos inspirando as pessoas começando por elevar suas energias para podermos buscar aumento de produtividade.

Vamos refletir sobre o cotidiano de alguns trabalhadores:

O que move a maioria das pessoas a levantarem da cama com as melodias ou berros dos despertadores e irem trabalhar em sua empresa?

E chegando lá, qual a motivação no trabalho que faz com que cumpram a sua jornada, não apenas um dia ou uma semana, mas talvez durante anos ou décadas?

 

Numa pesquisa sobre motivação no trabalho com agentes penitenciários do Paraná coletou-se os seguintes índices:

72% dos agentes estão com pouca ou nenhuma motivação para o trabalho;
41% afirmam que é devido ao ambiente prisional;
38% afirmam que é por causa do salário;
64% afirmam que o salário que recebem como agente é pouco;
57% dos agentes não escolheriam de novo essa profissão;
64% trabalham por necessidade e ou por não ter outra opção;
41% acreditam que o mais importante é o salário para motivar o agente;
38% consideram que o mais importante é a valorização profissional;
73% dos agentes se preocupam com as tercerizações das novas unidades;
67% dos agentes não acreditam na recuperação dos presos nas unidades;
41% afirmam que a causa do estresse é a desvalorização profissional;
17% dos agentes possuem 3º grau completo.

Monografia apresentada na Escola Federal do Paraná em 2003

 

Se fizermos uma pesquisa de motivação no trabalho com agentes penitenciários na cidade de São Paulo principalmente após os atentados terroristas que sofreram na época das eleições de 2006 que números encontraríamos?

Mas certamente, os níveis de motivação no trabalho dos funcionários e colaboradores de sua empresa devem ser bem mais elevados que os de uma penitenciária! Mesmo com as situações naturais do dia a dia da sua organização como as constantes mudanças, metas a serem batidas, conflitos inerentes durante a conquista dos elevados níveis de produtividade, entre tantos outros. Não é mesmo?

 
A produtividade está diretamente relacionada com a motivação para o trabalho. Pessoas motivadas produzem mais e melhor, com os mesmos recursos.
Dilza Taranto Pereira
Pedagoga
MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos –FGV/RJ
Coordenadora do Núcleo da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Macaé
Professora de Recursos Humanos nos Cursos Politécnicos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Indústria de Petróleo e Gás
Gerente da Administração de Recursos Humanos da Petrobras/UN-BC/RH
 
E qual é a maior motivação no trabalho da maioria dos funcionários e colaboradores?
 
Em relação às situações referidas como motivadoras, a categoria trabalho em si surge como a mais citada, também confirmando a assertividade de que os fatores relacionados ao próprio trabalho, às tarefas e deveres relacionadas ao cargo em si, ou seja, o cuidado ao paciente, recompensam o indivíduo, pelo fato de nele encontrar o atendimento das próprias aspirações.
Marta Cristiane Alves Pereira & Neide Fávero
Estudo descritivo, realizado em 2001 num hospital universitário, com o propósito de aprender alguns aspectos que intervêm na motivação humano e suas implicações no resultado do trabalho.
 

Em 1996, com a dissertação: Satisfação dos Recursos Humanos no Trabalho: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção de mestre em Engenharia, Elizete Vieira Vitorino Estefano, também conclui que:

“Os resultados do estudo apontam que o fator “condições de trabalho” apresenta-se como principal responsável pela insatisfação dos recursos humanos, e que os fatores “trabalho em si” e "relações inter-pessoais" são os que mais contribuem para a satisfação dos recursos humanos.”

 
No contexto do trabalho esta abordagem pode ser associada à ética da condição humana. Esta ética busca desde a identificação, eliminação, neutralização ou controle dos riscos ocupacionais observáveis no ambiente físico, padrões de relações de trabalho, carga física e mental requerida para cada atividade, implicações políticas e ideológicas, dinâmica da liderança empresarial, e do poder formal até o significado do trabalho em si, relacionamento e satisfação no trabalho. (p. 80)
     França, A C Limongi
                            Qualidade de vida no trabalho: conceitos, abordagens, inovações e desafios
                              nas empresas brasileiras. Revista Brasileira de medicina Psicossomática.
                                                    Rio de Janeiro, Volume 1, número 2, abril/maio/junho 1997
 

Assim, sobre motivação no trabalho, diferentes pesquisas indicam que o trabalho em si é um dos principais elementos de satisfação no trabalho e que conseqüentemente contribui para uma maior produtividade.

E o que você pode fazer para elevar o nível da motivação no trabalho em sua empresa?


Opção A:
Não recomendamos o uso desta opção de motivação! Embora existam empresas que até hoje façam uso similar de sua forma.

Nesta opção o recurso de motivação literalmente empregado durante décadas é o da coação e que em alguns segmentos de mercado obteve durante algum tempo alta produtividade e tem como diretriz de motivação as palavras:

 
"Podes obter muito mais com boas palavras e um revólver do que com boas palavras somente".
Alphonsus Gabriel Capone - Al Capone
Gangster
17/01/1899 a 25/01/1947
 

Opção B:
Recomendamos veementemente esta opção de motivação! Aqui está o poder de mobilizar as mais profundas e poderosas forças que levam o Ser Humano para a ação ao promover motivos para o desejo de realização.

Nesta opção, você tem acesso a um recurso de motivação que usa elementos inspiradores para a realização de objetivos que vem sendo comprovado cientificamente pela física quântica e pelas neurociências e suas descobertas já vem sendo divulgadas de várias formas como nos filmes “Quem Somos Nós” e “The Secret”, pois mobilizam as energias humanas que contribuem para a conquista de resultados!

 
O energizado tem auto-estima e quer melhorar sempre, enquanto o outro não é comprometido – nem consigo e nem com a empresa. Para se energizar, o início é gostar de si próprio. Tenha orgulho do que faz e procure sempre fazer o melhor. Tenha a certeza de que alguém pode fazer igual a você, mas jamais melhor.
Guimarães, Márcio
O livro azul da secretária
São Paulo –Érica - 1999
 
Atitudes motivadas geram crescimentos profissionais quanto pessoais que elevam a auto-estima do Ser Humano e quando é valorizado, quando é depositado nele confiança, e, seus trabalhos elogiados, conseqüentemente a qualidade de seu trabalho será eficaz e de visível crescimento. Isso acontece devido à influência da motivação em suas atitudes.
Mooler, Claus
                                                                                                O lado humano da qualidade
                                                                                 12ª Edição - São Paulo - Pioneira 1999
 
As pessoas dizem freqüentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.
Zig Ziglar
Presidente da Zig Ziglar Corporation
Um dos mais requisitados conferencistas de motivação do mundo, autor de livros de repercussão mundial como Indo além do Topo
 
"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.
Lhamo Dhondup
Tenzin Gyatso, Sua Santidade
14º Dalai Lama
Vive no exílio desde 1960
Premio Nobel da Paz em 1986
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Seattle
 
A motivação move resultados, cumpre metas, atinge objetivos e cria facilitadores emocionais para driblar os dificultadores do dia-a-dia.
Silvana Martani
Psicóloga da Clínica de Endocrinologia da Beneficiência Portuguesa - SP
 

Assim, a opção B sugere que sua organização atue na inspiração das pessoas quando do lançamento de um programa de incentivo, de um evento de alinhamento de objetivos, do lançamento de uma campanha de marketing, de uma confraternização, de uma campanha de melhoria de clima organizacional, etc..., tenha-se uma atividade que trabalhe também o nível de energia dos funcionários e colaboradores de sua empresa para que sejam sensibilizadas pelos “drivers” que impulsionam a motivação no trabalho como por exemplo o uso de palestras de motivação!

Equipe Ogata ML Consultores – 15/01/2007

 
ATENÇÃO:
Se você deseja divulgar este artigo, somente é possível mencionando autoria: Ogata ML Consultores, com o link ativo para www.palestrademotivacao.com.br/artigos_sobre_motivacao.php.
 
 
Palestra de Motivação
Descubra como a palestra de motivação do Prof. Massaru Ogata contribui para o êxito de seus eventos e a motivação no trabalho dos funcionários e colaboradores de sua empresa!

                                                                              Saiba Mais >>
 
 
Todos os artigos sobre motivação
A felicidade mensurável e suas fronteiras
Quem é ALPHA no ambiente corporativo
Carreguem livros!
O medo e o alfabeto das mudanças
O sucesso é como os discos antigos: tem lado “B”
Sonhos Possíveis x Devaneios - Como Discernir
A resiliência como alimento diário
A célebre arte da dedicação
Motivação: O coração no mundo dos negócios
Motivação: O poder da mente como ferramenta para vencer
Motivação: 2.010 SERÁ UM ANO MUITO 10!!!
Motivação no trabalho, focando resultados
Motivação: Que Venha 2009!
Motivação - Motivação Organizacional e Motivação Profissional
Motivação: Que Venha 2008!
Motivação nas Empresas: Estados possibilitadores da Motivação
Palestras de Motivação que Garantem Resultados!!! (saiba o POR QUÊ!)
Quem é o Palestrante Motivacional?
Motivação no trabalho
Motivação nas empresas: Incentivos Financeiros para Produtividade
Motivação - Teoria da Motivação
 
 
 
Home       Depoimentos       Clientes       DVD´s       Parcerias       Fale Conosco

Ogata ML Consultores
Consultoria em Programas Motivacionais • Seminários Abertos e In Company • Palestras In Company

Contato: atendimento@palestrademotivacao.com.br

Fone: 55 11  9920-2835